Nosso Blog

Saiba como ser um “Empreendedor Investidor”

A entrada de pessoas físicas na bolsa de valores brasileira, a B3, tem aumentado ano a ano

Você já ouviu falar em empreender na Bolsa de Valores? Pois é, você também pode ser um empreendedor investidor (ou investidor empreendedor?).
A entrada de pessoas físicas na bolsa de valores brasileira, a B3, tem aumentado ano a ano. Em 2018 eram 814 mil. Em 2020 esse número subiu para 3,2 milhões e no primeiro semestre de 2021 foi para 3,8 milhões. O que pouca gente entende é como tornar essa “aventura” em um empreendimento.
É objetivo deste texto expandir a visão dos leitores empreendedores para uma forma diferente de empreender. Para saber o que é, como investir e tipos de investimentos, deixo aqui uma boa referência: a área educacional da B3 possui vasto material para iniciantes e iniciados. 
Quando falamos em investimentos em bolsa de valores, seja no Brasil ou no exterior (conhecido no meio como Forex) estamos abordando as diferentes modalidades, embora o foco deste texto seja de um perfil de moderado para arrojado, tal qual renda variável. Por apresentar um risco maior, a depender do perfil do investidor-empreendedor, os ganhos (ou perdas) serão maiores. Este texto não se trata de recomendação e lembro que retornos passados não são garantia de retornos futuros. 
Você pode receber proventos mensais na forma de dividendos ou juros sobre capital (renda passiva) em imóveis sem ter um imóvel. Pode investir em moedas estrangeiras, commodities ou contratos futuros. Ser sócio de uma empresa nacional ou estrangeira. No entanto, saiba que o caminho do empreendedor e do investidor é o mesmo para qualquer área e negócio: solitário, exige estudo e apresenta acertos e erros.
A depender do seu perfil e necessidade você pode optar por investimento à longo prazo, médio, curto ou todos estes. Fundos de imóveis (FII) são uma boa opção para quem quer ter uma renda passiva mensal e se aventurar na montanha russa do sobe e desce dos ativos. Lembre-se de acompanhar a taxa SELIC e índices econômicos que influem diretamente neste tipo de investimento. Gosto também da modalidade “swing trade”, ou seja, aquele investimento de curto prazo sendo dois dias, algumas semanas ou alguns meses. 
Outra modalidade que me chama a atenção é o “day trade”, ou seja, você compra e vende no mesmo dia. Reforço, quanto maior o risco maior a possibilidade de ganho ou de perda. Boa opção para o empreendedor-investidor com perfil conservador são as modalidades de renda fixa, do qual o investimento permanece por mais tempo, porém com retorno garantido. Neste caso, penso em investimentos a longo prazo para fins pessoais e não àqueles de investir no seu próprio negócio. Enfim, tudo depende da sua estratégia.
Não se engane. Nós, pessoas físicas se aventurando em “swing” ou “day trade” estamos longe de competir com instituições e grandes organizações. Mas geramos liquidez, isso todo mundo gosta. Outra dica importante é que o mercado é soberano. Possui “vida própria”. Há situações bem pontuais como, por exemplo, o Banco Central do Brasil intervém e os contratos futuros de índice e dólar podem variar mil pontos em alguns segundos. 
Com uma estratégia e gestão de risco bem definidos para investimento em bolsa de valores o empreendedor-investidor pode ter bons resultados financeiros que o levarão a escolhas como investir no seu próprio negócio ou simplesmente viver destes investimentos. Porém, saiba que nada acontece do dia para a noite. Exige tempo e conhecimento até que os caminhos se abram. Gosto muito da citação de minha mãe, “o caminho se faz ao caminhar”, ou seja, muitos serão os momentos em que não sabemos em que direção ir, mas ao passo que avançamos as decisões se tornam mais claras.
Se você possui o espírito empreendedor, lhe convido a conhecer mais sobre investimento em bolsa de valores. Matéria financeira que deveria ser básica em nossas escolas. A título de comparação, nos Estados Unidos (EUA) 65% da população investe em bolsa de valores, enquanto no Brasil não chega a 1,5%.
Convido você leitor, a explorar essa modalidade a de investidor-empreendedor. A possibilidade de transformar seu dia-a-dia e sua vida. Há quem diga que o “day trade” pode mudar sua personalidade. Muito cuidado, afinal de contas, antes durante e depois do lucro haverá perdas.
Desejo a você, bons resultados!
Vale lembrar que ser empreendedor é ter paciência, persistência e perseverança.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!